Não quero ser mais uma idiota

domingo, 10 de fevereiro de 2013
Alienação. Essa é a palavra de hoje.
a.li.e.na.ção1 Ação ou efeito de alienar; alheação. 2 Cessão de bens. 3 Desarranjo das faculdades mentais. 4 Arrebatamento, enlevo, transporte. 5 Indiferentismo moral, político, social ou mesmo apenas intelectual.
Fonte: dicionário Michaelis Online 
Alguém dá um zoom no item 3, por favor? Ah, obrigada:

Desarranjo das faculdades mentais.
Fiquei um bom tempo pensando no terceiro significado. "Desarranjo das faculdades mentais"? Percebi que eu podia tomar isso ao pé da letra, algo como: "ele está alienado, esqueceu de tomar o remédio hoje". Ou podia ater-me ao duplo sentido, sim, eu sei que os dicionários devem ser esclarecedores, sem usar da linguagem conotativa, mas não pude evitar.
Acho que essa charge explica exatamente o que quero dizer:
Imagem retirada do site: http://www.sociologia.seed.pr.gov.br
Sabe, eu não sou do tipo que acha errado você gostar de revistas de fofoca ou assistir Big Brother Brasil, quer dizer, cada um sabe o que faz da própria vida, afinal. Pra mim o real problema surge quando as pessoas começam a se imbecilizar com toda a baboseira que a mídia joga pra cima de nós. E é aí que entra o desarranjo mental, quando você se deixa ser manipulado pela imprensa e acredita em tudo que lhe é dito.
Agora adoraria que observassem com atenção o item cinco da definição do dicionário:
Indiferentismo moral, político, social ou mesmo apenas intelectual.

Parece que as coisas se ligam, não é? Vivemos alienados, ou, se preferir, com um desarranjo mental graças à mídia e às mil e uma formas de entretenimento imbecil, e pouco nos importamos com as questões que realmente importam para o mundo. 
Imagem retirada do blog: http://naobrasil.wordpress.com
"Ah, então agora você quer que eu pare de assistir TV?" Não, eu não disse isso. Além do mais, não acredito que a TV seja a única vilã, podemos citar também a internet, as revistas de fofoca e por aí vai. Mas não peço para que pare de gostar disso. Na verdade, eu adoro passar meu tempo no computador e às vezes quero saber o que essa ou aquela celebridade estão fazendo. E não tem problema!
Como eu disse, o problema reside quando a única coisa que você faz da vida é usar o entretenimento barato e deixar que ele te aliene. 
"Tudo bem, você já falou umas três vezes sobre não se deixar manipular, mas como eu faço isso?" Simples: tenha senso crítico. Assista todas as baboseiras que você gosta, comente sobre isso com seus amigos e depois ponto, não viva em função dos programas. Leia livros, saia, divirta-se, assista jornais, compre revistas críticas, preste atenção na aula de sociologia e geografia e, principalmente, critique o que lhe parecer errado. Crie uma opinião sobre o tema x ou o assunto y, pesquise, interesse-se, vá atrás, seja a mudança que deseja ver. Então, quando começar sua novela favorita, sente-se e assista.
Você estará se entretendo com a TV, ou com o computador, sem se deixar ser um alienado. Porque, acreditem-me, não há nada pior que estar por fora das transformações que o mundo passa e ignorar os problemas que ele enfrenta. Conhecer é o primeiro passo para mudar. Alienando-se você só vai ser mais um imbecil que se deixa ser roubado por políticos corruptos, mais um babaca que enche o bolso dos empresários de TV e, pior, vai viver preso a uma utopia, como em Matrix. 
Bizarro, não? Você quer isso pra sua vida? Eu não quero, por isso o blog, por isso esse post.
Só pra terminar, este texto de Bukowski:

"Talvez a miséria tenha chegado. Não se pode viver da própria alma. Não se pode pagar o aluguel com a alma. Experimente fazer isso um dia. É o início do Declínio e a Queda do Ocidente, como Splenger dizia. Todo mundo é tão ganancioso e decadente, a decomposição realmente começou. Eles matam gente aos milhões nas guerras e dão medalhas por isso. Metade das pessoas deste mundo vai morrer de fome enquanto a gente fica por aí sentado vendo TV.

E um trecho de American Idiot, do Green Day: 

"Não quero ser um idiota americano
Uma nação governada pela mídia.
Onde a informação é descontrolada
E transforma a América numa Idiota"

E aí? Que tal? Brega demais?
Comenta que é grátis (; 

0 comentários:

Postar um comentário