Só mais um dia?

sexta-feira, 22 de março de 2013
Olá, gente linda, tudo bem, tudo bom? Tenho uma pergunta pra vocês: alguém aí sabe que dia é hoje? Dã, 22 de março... tem calendário, não?  Sim, eu tenho calendário, mas, melhor, vamos falar do conceito que envolve a data de hoje.
Para quem não sabe, no dia 22 de março é "comemorado" o Dia Internacional da Água. E para quem não entendeu as aspas no comemorado, é porque ninguém mais se lembra disso, tornando um dia como esse - que deveria ser de conscientização - mais um como todos os outros 364 - ou eventualmente 365 -  dias de desperdício.
Quando eu era pequena, nesse dia eu sempre voltava para casa com um desenho sobre como era importante preservar a água que tínhamos, ou com uma gota sorridente e mal pintada de azul - visto que eu odeio pintar. Era engraçado porque eu meio que esperava todas as datas com algo especial para poder cantar musiquinhas e voltar com desenhos para casa. Porém - e sempre tem um porém - assim que passei para o Ensino Fundamental II (a partir da 5º série/6º ano) as coisas mudaram, eu ainda ficava esperando pelos desenhos ou pelo menos que algum professor comentasse o tema, já que eu sabia praticamente todas as datas de cor e de trás pra frente. O que é claro não rolou.
O fato é: eu realmente não acho que fazer criaturas de dez e onze anos desenharem gotinhas e pintarem cartazes expondo a importância da água seja um método muito eficaz para nos fazer entender que não viveríamos sem H2O. Por outro lado, não acredito que esquecer esse dia vá nos ajudar em algo.
Dia 22 é só uma data simbólica, assim como o é 19 de abril, 20 de novembro, 7 de setembro (não vamos nem falar desse, já que nossa independência é apenas um acordo fútil para que Portugal não saísse perdendo), mas a consciência de que devemos cuidar de tudo que a natureza nos fornece e que irrefutavelmente irá acabar (embora sua professora de ciências tenha dito que a água é um recurso renovável) deve estar presente no dia-a-dia.
Sinceramente é um porre falar isso, porque eu me sinto como mãe de um filho teimoso que nunca quer estudar até que é reprovado e badum tss percebe que perdeu um ano inteiro, entretanto quando falamos da vida como um todo, não da sua, da minha ou da sua família, mas a vida de tudo que conhecemos hoje, não há segunda chance. Reprovação? Isso seria um luxo ao qual não temos direito, pois a partir do momento que a água para beber se esgotar, ou baixar a níveis drásticos, não tem volta.
Sim, todo mundo sabe disso, todo mundo sabe que tem que economizar água, papel, energia e, ah, algumas pessoas fariam um favor enorme ao planeta se deixassem de respirar, mas, sério, quantas pessoas racionalizam? É fácil passar meia hora no banho e super cômodo lavar a calçada, desde que haja água. Muita gente acha que esse tal futuro em que não existe H2O é totalmente distópico e digno de Jogos Vorazes, o que elas não percebem é que o tal "futuro" já começou, basta dar uma olhada para todas aquelas pessoas passando sede na África, no Nordeste, em algumas regiões do Sudeste e em tantos outros lugares. Ainda assim é algo distante da sua realidade cômoda diante do computador.
Então vamos imaginar a seguinte situação: é um dia insuportavelmente quente, você está se abanando com um leque, porque nada mais dá conta de te manter fresco, só consegue imaginar como seria ótimo ter uma piscina em casa, então vai até a cozinha e pega um pouco de água da geladeira. Hum, deliciosa. Tão boa que você toma toda a garrafa em algumas horas. Assim que esta termina, você caminha até a pia da cozinha e abre a torneira, esperando o líquido transparente jorrar dali, porém nada acontece. "Onde a água foi parar?" - você se pergunta. Vai até o banheiro, nada nas torneiras de lá também, liga para a casa de sua amiga e ela diz que o cano de abastecimento de água do bairro quebrou e que provavelmente não haverá água encanada até o fim do dia ou, mesmo, até amanhã. Como você vai tomar banho nesse calor? Como vai escovar seus dentes? Você não tem mais nada em casa, não sabia da falta d'água e não via motivos para racionalizar. E agora? Entretanto são só algumas horas de puro estresse e raiva, com sua garganta implorando por água.
Isto é algo que frequentemente ocorre, certo? E é uma situação totalmente incômoda, mas passageira. Agora imagine-se enfrentando isso todos os dias. É onde reside o problema, ta vendo por que economizar? Se você soubesse do corte, teria enchido alguns baldes e poderia tomar banho e beber água. Mas não sabia - ou o ignorou - e teve que passar algumas horas sem o tal líquido transparente.
Não vou dizer como economizar, porque você sabe como. Só te peço para ter um pouco de consciência, por você mesmo, pelo futuro,  por quem você irá amar.
Pense nisso, não hoje apenas, mas transforme este num ano menos inútil do que o anterior do ponto de vista ambiental.

(Imagens retiradas da minha dash no Tumblr)

Que tal hein? Brega demais?
Comenta que eu respondo *-* 

0 comentários:

Postar um comentário